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Diversificação

Diversificação


Olá!
Analisando, vejo que muitos estabelecimentos tem feito uma junção de setores, ou seja, criam um mix que nem sempre pode ser tão bom assim para o seu negócio, pois acabam fugindo demais do foco principal do seu ramo de atividade.
Como exemplo, cito uma  loja que atua na venda de roupas e decide colocar   um setor completamente  diferente da sua área como   a venda de alimentos ou  ainda que pequenas peças, mas material para construção. Eu pergunto: O que uma coisa tem haver com a outra? Nada!
O que é interessante da diversificação é quando a linha de produtos e serviços acompanha uma característica semelhante ao produto inicial, ou seja, Venda de Roupas pode incluir acessórios como Bolsas, Sapatos, Chapéu, Cintos, Joias, Perfumes e outros, mas, sempre seguindo esta linhagem.
Como se vê, não foge  do foco principal que  é vender roupas, assim, também se aplica para outros setores, porém , é importante lembrar que estamos falando de lojas, já grandes hipermercados atuam de forma completamente desta visão.
A visão de quem passa pela frente de um estabelecimento que está fora do seu objetivo ou foco de vendas é que o que ele procura talvez não encontre, ainda, poderá , dependendo da posição que estiver sendo exposto o produto, ser visto em primeiro plano e por esta razão, não permitir ao seu cliente uma pesquisa em seu estabelecimento.
Exemplificando, você vende Embalagens e resolve colocar outro segmento diferente como  Produtos de Cosméticos  e o disponibiliza logo na entrada com um expositor grande dando foco e destaque ao  mesmo, quem passar pela frente,  poderá ver apenas o que está em primeiro plano, o principal nem aparecer e isto, gera uma falsa certeza do não ter.
Nem sempre diversificar pode ser um bom negócio, pois pode criar uma aparência de sucesso, mas que no fundo pode estar dando prejuízo, ou seja, você tira o dinheiro bom de um lugar para manter algo que está dando prejuízo, mas em certos momentos é fundamental para a sobrevivência do seu negócio, pois há determinados setores que são bem sazonais, ou seja, de época, então, imagine você vendendo sorvete em pleno mês de inverno? O que fazer para manter-se? Neste caso, o  ideal é, dentro da linha de alimentos inserir algo como: Chocolate quente, lanches, chá, mas sempre mantendo-se no segmento principal que é alimentação, ainda sem alterar drasticamente, senão, acabará montando uma Churrascaria!
Outro exemplo é o de quem trabalha com venda de Blusas de lã, então,  qual o melhor período para se vender este artigo senão no inverno, certo? Sendo assim, fora desta estação do ano  o que fazer para se manter? O ideal é direcionar o foco para roupas que possam ser usados em outras estações.
Antes de iniciar um negócio é importante fazer uma boa pesquisa de mercado, conhecer seus produtos, seus fornecedores e sua clientela, ver até que ponto é possível trabalhar com certo produto sem depender de outro. Uma forte dica que dou é buscar sempre por informação, e a internet tem muitas boas  e o melhor, de graça, se ainda ficar em dúvidas, o SEBRAE está a disposição para ajudar  você  a construir sua história. Deixo um vídeo do mesmo para você conhecer um pouco mais  os serviços por ele oferecidos.Bons negócios.
Espero que estas dicas possam ser úteis, aproveite para ler outros tópicos.Curta no Facebook, G+ e recomende esta página.
Atenciosamente,

João Alves.
Finanças Pessoais

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