Sua Empresa legalizada |
Uma empresa pode ser formada por um único dono ou por vários que constituirão uma sociedade
· Sociedade: São pessoas que se juntam e mediante a um contrato social formalizam uma sociedade denominando-se Sócios. Para a formalização, cada uma das partes apresenta um aporte de Capital a qual será denominada Cota(s). No contrato firmado entre os sócios, estará estipulado os direitos e deveres que caberá a cada um.
A escolha do(s) sócio(s) é o primeiro passo que deve ser tomado com muita cautela, pois se faz necessário haver uma grande sintonia para que possa haver harmonia e assim ter uma empresa próspera e de sucesso. Um exemplo simples é você formar uma sociedade e nesta, a outra parte entrar com o Capital e ficar o tempo todo de braços cruzados esperando que só você corra atrás para o sucesso da empresa. Ambos devem trabalhar em conjunto e principalmente, traçar estratégias e metas que alavanquem e promova o crescimento da empresa, então, antes de uma decisão final, veja se de fato faz-se necessário ter outra pessoa para administrar em conjunto com você, ainda, se existe a possibilidade do seu ramo de atividade e faturamento anual se enquadrar no MEI, facilitando ainda mais todo este processo, mas que não deixará no início de contar com a participação de um contador.Ainda, falando em sócios, um dos maiores erros que se vê é a falta de sintonia quando se diz respeito a investir e retirar dinheiro do caixa, pois é importante entender que embora você(s) seja(m) o(s) dono(s), os valores que compõem o caixa representam uma grande parcela de dívida ou compromissos a serem honrados com fornecedores, impostos, colaboradores entre outros, então, o fato de ter certa quantia financeira no caixa, não representa que todos estes valores lhes pertençam, sendo necessário saber onde e como investir para não ficarem sem saldo em caixa bem como deixar de honrar seus compromissos com terceiros, perdendo crédito na praça e enfrentando dificuldade para alavancar os negócios da empresa.
Bom, vamos aos documentos necessários para se abrir uma empresa, lembrando que é de suma importância a ajuda de um contador., seja pelo optante do MEI ou não.
I. Primeiro passo é ir a um Cartório de Registro Civil e fazer o registro da sua assinatura, lá, fará o seu cartão de autógrafos e sempre que precisar assinar algum documento que necessite reconhecer sua firma, lá que será feito. Tenha a mão: CPF; RG e por garantia leve um comprovante de endereço atualizado em seu nome.
II. Para abertura da empresa, precisará dos documentos de todos os sócios, ou seja, CIC; RG e comprovante de endereço atualizados.
Uma informação muito importante é que todos os sócios devem estar livres e desembaraçados para constituir uma sociedade, do contrário haverá um impedimento até que se resolva, lembrando que há restrições a formação de sociedade com pessoas com participação em outra, antes de iniciar com alguém que já tenha participação societária em outra é bom consultar.
Os tramites a seguir estão mais ligadas às atividades de um contador, então, você não precisará delas, apenas para conhecimento. São eles:
Contrato Social;
Contrato Social;
Gerar a NIRE;
Gerar o CNPJ ,
DECA;
Alvará de Funcionamento;
Cadastro na Previdência Social;
E, após tudo estando cadastrado em conformidade com o ramo de atividade, poderá solicitar a Emissão do Talão de Notas.De posse do contrato social, poderá abrir contas em banco(s), comprar com fornecedor(es) e outras atividades permitidas dentro do regime de empresa.O SEBRAE disponibilizou em seu site um tópico muito bacana a respeito dos procedimentos para abrir uma empresa, caso lhe interesse, dê uma olhada, creio que irá ajudar a elucidar algumas outras dúvidas não tratadas aqui.
Link Portal do SEBRAE...
Grato pela sua visita,
Volte sempre!
João Alves.