Diversificação
Olá!
Analisando,
vejo que muitos estabelecimentos tem feito uma junção de setores, ou seja,
criam um mix que nem sempre pode ser tão bom assim para o seu negócio, pois
acabam fugindo demais do foco principal do seu ramo de atividade.
Como exemplo,
cito uma loja que atua na venda de roupas
e decide colocar um setor completamente diferente da sua área como a venda
de alimentos ou ainda que pequenas
peças, mas material para construção. Eu pergunto: O que uma coisa tem haver com
a outra? Nada!
O que é
interessante da diversificação é quando a linha de produtos e serviços acompanha
uma característica semelhante ao produto inicial, ou seja, Venda de Roupas pode incluir
acessórios como Bolsas, Sapatos,
Chapéu, Cintos, Joias, Perfumes e outros, mas, sempre seguindo esta
linhagem.
Como se vê,
não foge do foco principal que é vender roupas, assim, também se aplica para
outros setores, porém , é importante lembrar que estamos falando de lojas, já
grandes hipermercados atuam de forma completamente desta visão.
A visão de
quem passa pela frente de um estabelecimento que está fora do seu objetivo ou
foco de vendas é que o que ele procura talvez não encontre, ainda, poderá ,
dependendo da posição que estiver sendo exposto o produto, ser visto em
primeiro plano e por esta razão, não permitir ao seu cliente uma pesquisa em
seu estabelecimento.
Exemplificando,
você vende Embalagens e resolve
colocar outro segmento diferente como Produtos de Cosméticos e o disponibiliza logo na entrada com um
expositor grande dando foco e destaque ao mesmo, quem passar pela frente, poderá ver apenas o que está em primeiro
plano, o principal nem aparecer e isto, gera uma falsa certeza do não ter.
Nem sempre
diversificar pode ser um bom negócio, pois pode criar uma aparência de sucesso,
mas que no fundo pode estar dando prejuízo, ou seja, você tira o dinheiro bom
de um lugar para manter algo que está dando prejuízo, mas em certos momentos é
fundamental para a sobrevivência do seu negócio, pois há determinados setores
que são bem sazonais, ou seja, de época, então, imagine você vendendo sorvete
em pleno mês de inverno? O que fazer para manter-se? Neste caso, o ideal é, dentro da linha de alimentos inserir
algo como: Chocolate quente, lanches, chá,
mas sempre mantendo-se no segmento principal que é alimentação, ainda
sem alterar drasticamente, senão, acabará montando uma Churrascaria!
Outro exemplo
é o de quem trabalha com venda de Blusas
de lã, então, qual o melhor período
para se vender este artigo senão no inverno, certo? Sendo assim, fora desta
estação do ano o que fazer para se
manter? O ideal é direcionar o foco para roupas que possam ser usados em outras
estações.
Antes de
iniciar um negócio é importante fazer uma boa pesquisa de mercado, conhecer
seus produtos, seus fornecedores e sua clientela, ver até que ponto é possível trabalhar
com certo produto sem depender de outro. Uma forte dica que dou é buscar sempre
por informação, e a internet tem muitas boas e o melhor, de graça, se ainda ficar em
dúvidas, o SEBRAE está a disposição
para ajudar você a construir sua história. Deixo um vídeo do
mesmo para você conhecer um pouco mais
os serviços por ele oferecidos.Bons negócios.
Espero que
estas dicas possam ser úteis, aproveite para ler outros tópicos.Curta no
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Atenciosamente,
João Alves.
Finanças Pessoais
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